by Giselle Beiguelman

QR-Comms – Urban Scale

#QRComms: Aula-intervenção

Last modified on 2016-12-27 04:37:51 GMT. 0 comments. Top.

A convite da Galeria de Arte Digital de SESI-SP, ministro a aula inaugural do projeto Diálogos Digitais. Vamos falar de (e fazer) arquitetura como interface, escrituras nômades e celulares como controle-remoto urbano  Nessa ocasião, apresento uma obra nova, comissionada pela Galeria, para ser testada pelo público.

#QR-Comms from Giselle Beiguelman on Vimeo.

Intervenções em redes urbanas: espaços artísticos expandidos nas redes e ruas

A aula inaugura a série Diálogos Digitais do SESI-S e apresenta algumas das principais formas e vertentes da produção artística atual, notadamente as voltadas para intervenções no espaço urbano, com mídias locativas, dispositivos móveis, internet e redes sociais. Interroga as zonas de contato dessas vertentes artísticas com a produção arquitetônica e do design contemporâneos, visando fornecer subsídios para uma reflexão sobre formatos de intervenção artística que operam nos fluxos e nas redes, e não em locais específicos, permitindo novas perspectivas críticas de ação no espaço público, incluindo-se aí os territórios informacionais das redes de comunicação. Destaque especial será dado às intervenções artísticas mediadas por celulares na medida em que esses dispositivos complexos e cada vez mais populares, abrem possibilidades inéditas de fomento ao consumo, ao controle e ao uso crítico e criativo das mídias existentes, e apontam para diferentes concepções e tendências políticas da ecologia midiática atual. Ao final, propõe-se discutir como a interrogação das nuances estéticas das paisagens midiáticas podem contribuir para novas intersecções entre o pensamento sobre a arte, a arquitetura e a cidade. A aula inclui a participação dos alunos em um projeto especialmente desenvolvido para a ocasião que será realizado na Galeria de Arte Digital do SESI-SP (fachada do prédio da Fiesp): #QR-Comms.

#QR-Comms

Os QR-Comms distribuem os dez mandamentos remixados por Beiguelman e Amerika, adaptando seus conteúdos para a criação artística na época das redes. No dia 03/8 os “Comms” tomarão as fachadas de LED do prédio da FIESP, das 18 às 6, codificados em imagens que podem ser decifradas pelo público com seus celulares e compartilhadas via Twitter, Facebook, Instagram, WhatsApp, email etc, com um aplicativo especialmente desenvolvido para o projeto.

Acesse qartcode.net no seu celular, instale o app e venha decifrar e distribuir os 10 mandamentos da internet.

3/8, 19h30 – Diálogos Digitais | Intervenções em redes urbanas: espaços artísticos expandidos nas redes e ruas

3/8, 20h30 – Diálogos Digitais | Teste coletivo do projeto na rua em interação com a fachada.

3/8, 18h às 6h – #QR-Comms na Galeria de Arte Digital SESI-SP

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *