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Category

Glitch


Date Added

setembro 11, 2016


Project Brief

Deserto Rooso é uma série concebida para a exposição individual Cinema Lascado, na Caixa Cultural, faz referência ao filme homônimo do cineasta Michelangelo Antonioni, uma das principais referências estéticas de Giselle Beiguelman. Capturada num depósito municipal de São Paulo, a fotografia original, feita com uma câmera Nikon D7000, sofreu vários tipos de intervenções quando a artista a submeteu a um programa de corrupção de vídeo para imagens de baixa resolução.

A incompatibilidade entre os parâmetros do software utilizado, programado para vídeos de até 800 x 600 pixels, em 72 dpi [dots per inch, pontos por polegada], e a foto de 4928 x 3265 pixels e 300 dpi, causaram erros de processamento que foram capturados da tela do computador, entremeados por vários colapsos do sistema operacional. A série retrata uma cena que é uma metáfora da paisagem midiática do século 21: tecnologias de ponta transformadas em poucos anos em lixo, empilhadas ao relento. Questiona a descartabilidade dos equipamentos digitais e as suas relações com a incomunicabilidade, tema central na poética de Antonioni.

Inédita, a série faz referência ao filme homônimo do cineasta Michelangelo Antonioni, uma das principais referências estéticas de Giselle Beiguelman. Capturada num depósito municipal de São Paulo, a fotografia original, feita com uma câmera Nikon D7000, sofreu vários tipos de intervenções quando a artista a submeteu a um programa de corrupção de vídeo para imagens de baixa resolução.

A incompatibilidade entre os parâmetros do software utilizado, programado para vídeos de até 800 x 600 pixels, em 72 dpi [dots per inch, pontos por polegada], e a foto de 4928 x 3265 pixels e 300 dpi, causaram erros de processamento que foram capturados da tela do computador, entremeados por vários colapsos do sistema operacional. A série retrata uma cena que é uma metáfora da paisagem midiática do século 21: tecnologias de ponta transformadas em poucos anos em lixo, empilhadas ao relento. Questiona a descartabilidade dos equipamentos digitais e as suas relações com a incomunicabilidade, tema central na poética de Antonioni.

Texto: Eder Chiodetto, Curador.

(12 imagens + 1 imagem matriz, 60 x 42 cm, impressão jato de tinta sobre papel)

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