(por Leila Kiyomura)

Ouvir Imagens, 08/07/2019, Rádio USP

No próximo dia 12, Giselle Beiguelman estará na Feira Literária de Paraty (Flip) para lançar Memória da amnésia: políticas do esquecimento na Casa Sesc. Em sua coluna da Rádio USP, Ouvir Imagens, a artista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP fala sobre o seu novo livro (clique no player acima).

“Nesta edição reúno um conjunto de ensaios textuais e visuais no campo das estéticas da memória”, explica. “Todos os capítulos, com exceção do último que é uma reflexão sobre o incêndio do Museu Nacional, orbitam em torno de projetos realizados por mim em diferentes contextos. São trabalhos experimentais e de pesquisa que se desenvolvem por meio de intervenções artísticas no espaço público e nos espaços informacionais.”

O livro abre com Beleza convulsiva tropical, um projeto feito na 3ª Bienal da Bahia , em 2014, no Arquivo Histórico do Estado. O segundo capítulo, fala da intervenção Memória da amnésia apresentada no Arquivo Histórico de São Paulo que dá nome ao livro. Os dois capítulos seguintes dão prosseguimento a essas reflexões entremeadas por questões que reverberam os trabalhos da artista com mídias digitais.

O livro encerra com um ensaio sobre o incêndio do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2 de setembro de 2018. “O texto foi pensado no espectro de um memoricídio, o incêndio é lido sob o signo das catástrofes e como uma metáfora do nosso passado recente”, observa Beiguelman. “Foi escrito quase como um posfácio, quando este livro já estava pronto, em outubro. Sem ceder à perplexidade diante do presente nem à amnésia, finalizo insistindo na potência da arte em tensionar a memória e reinventar o real.”

Memória da Amnésia: políticas do esquecimento será lançado em um debate sobre patrimônio, resistências e negligências, às 17 horas,  com a participação de Solange Ferraz de Lima, professora e diretora do Museu Paulista da USP e Alexander Kellner, diretor do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O mesmo debate com os mesmos participantes será promovido em São Paulo no dia 16, às 19h30, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc (rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar, Bela Vista).

memória da amnésia: políticas do esquecimento
memória da amnésia: políticas do esquecimento. lançamento 16/7