Ouvir Imagens, Rádio USP, 25/02/2019

Coleções completas de revistas históricas estão on-line. É possível acessar na internet coleções de revistas antigas dos mais variados assuntos, de arquitetura residencial modernista à coleção completa da Revista Realidade, passando pela mítica revista Camera Work. Temos um mundo de coisas para comentar.

US Modernist: arquitetura modernista

A coleção de arquitetura residencial modernista está disponível no site US Modernist, um robusto banco de dados que disponibiliza mais de 6.000 revistas em formato digital. O vasto acervo contempla revistas dos EUA publicadas desde os anos 1920, e alguns títulos anteriores. Há desde publicações conhecidas como a American Architect e Arts & Architecture a uma série de títulos regionais e específicos. São fontes preciosas para se conhecer não só obras de grandes arquitetos, como Richard Neutra, mas também, os modos de viver e as transformações da domesticidade ao longo do século 20.

Camera Work: a revista de Alfred Stieglitz

Uma coleção imperdível é a da revista Camera Work. Publicada entre 1903 e 1917. É a primeira publicação dedicada à fotografia como arte. Editada pelo fotógrafo e galerista Alfred Stieglitz, um dos nomes referenciais para a história das imagens técnicas, com design do também fundamental, fotógrafo e pintor, Edward Steichen, que seria, nos anos 1950, o primeiro diretor do departamento de fotografia do MoMA de Nova York.

Fortemente vinculada à estética do pictorialismo, um estilo fotográfico cuja técnica procura aproximar a fotografia da pintura, por meio de várias formas de tratamento que hoje chamaríamos de pós-produção, nas suas últimas edições, mudou o escopo. O marco foi a publicação do então jovem fotógrafo Paul Strand, um dos precursores da fotografia pura ou direta, que é praticamente um antônimo do pictorialismo. Essa mudança de rumo é tida como causa da perda de assinantes que levou a revista a encerrar as atividades em 1917.

Revista Realidade: onde Andujar começou

No Brasil temos a Brasiliana da Biblioteca Mindlin aqui da USP, que traz ao público 170 diferentes periódicos e a Biblioteca Nacional, que disponibiliza ao público fartas coleções de revistas brasileiras.

Na Biblioteca Nacional, é possível acessar desde revistas de variedades como Eu Sei Tudo, um almanaque publicado mensalmente de 1917 a 1955, até publicações jornalísticas que se tornaram importantes fontes históricas pelos seus aspectos gráficos, viés editorial e contribuição ao fotojornalismo, como O Cruzeiro, a Revista Manchete, e a revista Realidade, que inovou a imprensa brasileira com suas reportagens longas e com grande espaço para a presença do fotógrafo e do designer.

Basta aqui lembrar que a incrível Claudia Andujar, em exposição no IMS, aqui em São Paulo, teve sua carreira profundamente marcada por sua experiência na revista, onde trabalhou de 1966 a 1971.

Imagem: Alfred Stieglitz. The Hand of Man. Camera Work, 1, 1903.

Acesse a playlist com todos os áudios da coluna Ouvir Imagens na Rádio USP veiculados desde março de 2018 | Leia todas as transcrições e posts.

Esta coluna tem desde setembro de 2018 playlist no YouTube!
Acesse e divulgue.