Bromelivora. Giselle Beiguelman

Project Details

Categories

AI/ IA, arte pública | public art, Net art & Mobile art


Date Added

julho 22, 2023


Project Brief

Brejo das delícias faz uma incursão na história do Parque Ibirapuera, a partir de uma pesquisa das espécies nativas, anteriores à sua urbanização. Com base em estudos botânicos da flora paulistana, foram identificadas cerca de 50 espécies que habitavam sua área originalmente alagadiça. Inspiradas em ilustrações botânicas, as criaturas aqui apresentadas foram feitas com Inteligência Artificial, fundindo as espécies originárias em novos seres vegetais, que ganham vida por meio de recursos de Realidade Aumentada. Dessa forma, abordam também a diversidade das imagens técnicas que povoam nossas noções de natureza e paisagem.

Obra comissionada pelo MAM-SP para a exposição Realidades e Simulacros (22 de julho a 202 de dezembro de 2023), com Curadoria de Marcus Bastos e Cauê Alves.
Sobre as imagens (da esquerda para a direita)
  • [Série Bromelívoras], 2023. Imagem criada com Inteligência Artificial a partir do cruzamento da bromé-lia-Gravatá com a planta insetívora Drosera communis.
  • [Série Centela veludinho], 2023. Imagem criada com Inteligência Artificial a partir do cruzamento de Centela asiática com veludinho-rasteiro.
  • [Série Flor de São Ipetuaba], 2023. Imagem criada com Inteligência Artificial a partir do cruzamento da flor de catuaba com Ipê e flor-de-São-João.
  • [Série Uvinha de Poaya], 2023. Imagem criada com Inteligência Artificial a partir do cruzamento de Uvinha-do-mato com Poaya-de-São-Paulo.
  • [Série Haeckel-Graham-North], 2023. Vista do Ibirapuera criada com Inteligência Artificial com referências a Ernst Haeckel, Maria Graham e Marianne North.
  • [Série Viajantes], 2023. Vista do Ibirapuera criada com Inteligência Artificial com referências a Jean-Baptiste Debret, Karl Friedrich Philipp von Martius, Johann Moritz Rugendas e José Joaquim Freire.
  • [Série Burle-Rodrigues-Atkins], 2023. Vista do Ibirapuera criada com Inteligência Artificial com referências a Roberto Burle-Marx, João Barbosa Rodrigues e Anna Atkins.

Similar Projects