Participo do 2o Fórum Latino-Americano de Fotografia que acontece no Itaú Cultural (SP) a partir do dia 20. O evento, que se chama Fora do Eixo, Fora de Casa, é coordenado por Iatã Cannabrava e abrange mesas de debate, workshops e leituras de portfólio, entre outras atividades, além da exposição Histórias de Mapas, Piratas e Tesouros, com curadoria de Edu Brandão e do coletivo Cia de Foto.

Na exposição, apresento três projetos inéditos:

O vídeo CGH – SDU (Homenagem à Mínima Informação), que está no andar dos Mapas.

O livro Stills on the Move (que teve produção gráfica da Carla de Bona e encadernação do Pablo Peinado).

Minhocão (cinco fotos da série Geometrias Variáveis, 120 x 90 cm)
As fotos e o livro estão no andar dos Tesouros.

CGH – SDU (Homenagem à Mínima Informação)

Nesse video, a paisagem é reduzida ao seus elementos informativos mínimos – as cores dominantes e o som–, convertendo o movimento num fluxo de texturas e volumes modulados pela luz. Gravado com uma câmera Flip de vídeo, durante decolagens e aterrissagens entre os aeroportos urbanos de São Paulo (Congonhas, CGH) e Rio de Janeiro (Santos Dumont, SDU), em um dia de julho. Falado em português e inglês.

Livro : Stills on the Move

O livro, em formato circular, é uma viagem por várias cidades latinas, sem ponto de partida e de chegada, que compõem uma geografia desterritorializada e fluída, um retrato sem fronteiras da urbanidade latin-americana. As imagens foram capturadas em Lima, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília, Buenos Aires, Mérida, México D.F e Buenos Aires. Aparecem, propositalmente, sem identificação, construindo um panorama de vetores e cores.

Um conjunto de cinco imagens do Minhocão, da série Geometrias Variáveis, 120 x 90 cm, papel algodão, impressão jato de tinta, está exposto junto com o livro Stills on the Move e aparecem como páginas em grande escala.

O ensaio crítico sobre piarataria (Piratas: Os Dissidentes da Nova Ordem), completa minha participação na exposição.

No fórum, participo da mesa sobre Novos Formatos, que acontece dia 23, das 20 às 22, e discuto imagens emergentes Além-tela e Além-parede.

A programação completa do Fórum Latino Americano de Fotografia: Fora do Eixo, Fora de Casa está aqui.

A apresentação da exposição, galeria, e a lista de artistas de Histórias de Mapas, Tesouros e Piratas está aqui.